sábado, 21 de junho de 2008

Paulo Bento: «Para sempre no meu coração»

Paulo Bento comemora esta sexta-feira o 39º aniversário e por isso o site oficial do Sporting decidiu comemorar a data com uma entrevista exclusiva, elaborada com perguntas enviadas pelos adeptos. Já com jogadores como Rochemback e Hélder Postiga contratados, o técnico leonino aponta para uma séria candidatura ao título na próxima temporada.

«A missão é tentar ser campeão, que é a prova mais importante para o Sporting. Essa é a missão que temos para 2008/09, não descartando nenhuma das outras competições, tentando disputá-las, como temos feito, e conquistá-las», respondeu.

O Sporting é famoso pelos talentos que forma, pelo que alguns adeptos decidiram questionar o técnico sobre a contratação de muitos jogadores estrangeiros. Paulo Bento explicou que se tratam de opções «que não põem em causa o passivo elevado do Sporting».

Confrontado ainda com as diferenças entre os esquemas tácticos utilizados na formação, onde são utilizados extremos, e o losango da equipa principal, o treinador leonino diz que é tudo uma questão de estabilidade: «Não acho que tenha de existir uma relação entre aquilo que se faz na formação e aquilo que se faz no futebol profissional. Na formação, há um processo muito mais estanque, em que os jogadores saltam patamares e trabalham quase sempre juntos durante vários anos. No futebol profissional, nem sempre é assim. Ou seja, a variabilidade de jogadores ao longo das épocas é muito maior e, às vezes, leva a que tenha de se mudar mais ao nível do futebol profissional do que no futebol de formação.»

Para sempre no Sporting é «quase impossível», mas para sempre do Sporting não há dúvidas

Filipe Soares Franco, presidente do Sporting, já disse várias vezes que gostava que Paulo Bento continuasse em Alvalade durante largos anos, tornando-se assim uma espécie de Alex Ferguson português, mas o técnico leonino considera que esse cenário é complicado.

«Para sempre no Sporting é muito difícil de afirmar, se não mesmo impossível. Gosto de estar no Sporting. Tenho, naturalmente, orgulho pelo meu trajecto no Clube. São oito anos, teoricamente vão ser nove, mas dizer no Sporting para sempre é muito complicado. Em termos de futebol português, será quase impossível. Agora, Sporting para sempre, não tenho dúvidas. O Sporting ficará sempre no meu coração», admitiu.

Sem comentários: