quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Equipa portuguesa mais rápida de sempre a qualificar-se SCP 1906

Tempo de afirmação na Europa. O Sporting apurou-se pela primeira vez na sua história para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e, com esse feito histórico, Paulo Bento tornou-se no terceiro treinador mais jovem de sempre a atingir tal fase, desde que a prova se desenrola nos actuais moldes (2003/04).
O timoneiro leonino é ainda o segundo mais novo a chegar aos 20 jogos na Champions, depois de Didier Deschamps. Desde há 5 épocas, apenas dois técnicos mais jovens do que Paulo Bento avançaram para os últimos 16 da competição milionária da UEFA. Aliás, antes da corrente edição, só um treinador o conseguira (Deschamps), já que o segundo mais jovem da lista é nada menos que Pep Guardiola, adversário de Bento no Grupo C e igualmente já qualificado para a primeira ronda a eliminar.
Deschamps apresentou-se nos oitavos-de-final, pelo Monaco, em 2003/04, com 35 anos; Guardiola terá 38 em Fevereiro; Bento estará com 39 anos.

Baliza fechada

Está longe do recorde do Arsenal – que, em 2005/06, esteve 10 jogos sem sofrer golos – mas a actual série de três encontros de baliza fechada já iguala as melhores de sempre do Sporting nas competições europeias, a última das quais também pertença de Paulo Bento, na época passada, incluindo duas provas: o último jogo dos grupos da Champions e os seguintes na Taça UEFA.
É verdade que já houve quatro encontros consecutivos sem golos sofridos, mas esta sequência engloba jogos referentes a três (!) épocas diferentes, com outros tantos treinadores (Pedro Rocha, Manuel José e Marinho Peres), embora sempre para a mesma competição (Taça UEFA).
Ou seja, a competir com as séries de Bento só mesmo as de Octávio Machado e de Carlos Queiroz.

Sem comentários: