quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mau demais...

Na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting perdeu por 5-2 frente ao Barcelona, um resultado demasiado pesado para o que se passou em campo. Miguel Veloso e Liedson foram os autores dos golos «leoninos».
O onze utilizado por Paulo Bento para o encontro com o Barcelona sofreu várias alterações, também fruto das lesões que afectaram jogadores da defesa e do meio-campo «leonino». O técnico «verde e branco» utilizou Rui Patrício na baliza, a defesa foi composta por Caneira, Carriço, Polga e Grimi, o losango do meio-campo construído por Veloso, Moutinho, Pereirinha e Romagnoli, sendo os homens mais avançados Yannick e Liedson.
O facto de aos 20 minutos os «leões» estarem a perder por 2-0, não é sinónimo de que tivessem iniciado mal a partida.
O primeiro sinal de perigo pertenceu de facto ao Barcelona, que na conversão de um livre directo viu a trave da baliza «verde e branca» negar-lhe o golo. O Sporting respondeu e dois minutos depois (minuto nove), em jogada de contra-ataque podia ter chegado ao golo, não fora a defensiva do Barcelona, na hora H, ter aliviado o passe de Yannick para canto, não permitindo que Liedson chegasse à bola. A partida continuava em boa toada, quando Barcelona, em apenas sete minutos, se viu com uma vantagem de dois golos. Os pupilos de Paulo Bento tentaram reagir, mas o facto dos espanhóis utilizarem uma defesa em linha, criou dificuldades aos rápidos Yannick e Liedson, que foram diversas vezes apanhados fora-de-jogo, não conseguindo assim levar perigo à baliza defendida por Valdés.
Ao intervalo Paulo Bento mexeu na equipa, tirando Romagnoli e pondo em campo Derlei – Yannick recuou no terreno, para a posição do número 30 dos «leões».
Após o Barcelona ter apontado o terceiro golo, aos 49 minutos, por Messi, o Sporting mostrou o seu real valor e em dois minutos reduziu a desvantagem para 3-2, primeiro por intermédio de Miguel Veloso (64 m), através da marcação
irrepreensível de um livre directo, e depois por Liedson (66 m), que arrancou pela direita e rematou cruzado, desfeiteando Valdés. Quando o jogo parecia relançado aconteceu o pior, Caneira (67 m) marcou um autogolo e o Sporting ficou reduzido a 10 elementos por expulsão de Rui Patrício. Num lance que deixa algumas dúvidas, o árbitro entendeu que o guardião «leonino» derrubou Krkic, assinalou grande penalidade e deu ordem de expulsão a Rui Patrício.
Paulo Bento tirou Yannick e fez entrar Tiago, que, embora nem tenha tido tempo para fazer exercícios de aquecimento, quase defendeu o castigo máximo apontado por Krkic. Estava feito o 2-5, um resultado demasiado pesado para a equipa «leonina», que lutou até ao final – Derlei (85 m), depois de excelente passe de Pereirinha, viu Valdés a negar-lhe um golo quase certo – por não sair de Alvalade com este resultado.

Sem comentários: