terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Champions League: Basileia vs Sporting

Só os resultados dos últimos respectivos jogos (3-1) aproximam o momento de motivação e confiança de Sporting e Basileia, que se defrontam hoje pela quarta ocasião em 10 meses (com vitória sempre para os de Alvalade e parcial de 7-0 em golos).
Os leões estão apurados, pela primeira vez na história do clube (e neste formato da prova), para os oitavos-de-final como 2.ºs classificados do Grupo C, na sequência de uma campanha manchada apenas pelos confrontos directos com o Barcelona; os suíços chegam ao jogo da última oportunidade, perante o fervoroso público do St. Jakob Park (onde as temperaturas podem descer a valores negativos), com um registo paupérrimo, feito de recordes negativos e justificado pela juventude do grupo: em 5 encontros não foram além de 1 empate (em Camp Nou, é certo) e 4 derrotas, marcaram somente 2 golos (pior ataque ex-aequo com o Celtic) e sofreram nada menos do que 15 (defesa mais batida), 5 dos quais na jornada passada (tal como o Sporting).
A derradeira aparição na Champions de uma e outra equipa, de resto, ajudam a clarificar os objectivos. Paulo Bento anuncia que há muito em jogo e quer sair da Champions a somar (3 pontos e 600 mil euros); Christian Gross até admite que a partilha de pontos pode ser positiva, diz que precisará de sorte para o conseguir, mas insiste na pressão de lutar pela vitória, ele que está na corda bamba após uma década ao comando do FCB.
Se o Basileia está obrigado a apresentar o melhor onze possível, o Sporting pode e vai fazer gestão de recursos. Sem Liedson na equipa titular (algo que já não se via desde Setembro), Bento deverá apostar em Derlei (de regresso) e Yannick para a frente de ataque, curiosamente a dupla que iniciou a época, mas é no meio-campo que poderá surgir a principal novidade da temporada: o montenegrino Vukcevic, embalado pelo golo na Amadora após longo afastamento dos relvados.
De resto, Tiago substituirá o castigado Rui Patrício na baliza e Caneira reentra nas escolhas iniciais, para o lugar de Grimi, lesionado.

Sem comentários: