segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Filipe Soares Franco em grande mais uma vez!Passivo será reduzido a metade!

O presidente leonino, Filipe Soares Franco, anunciou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que o Sporting vai reduzir o passivo do grupo empresarial do clube de Alvalade em cerca de 42 por cento nos próximos 5 anos, graças a uma reestruturação financeira e à renegociação com a banca.
"Durante dois anos, o Sporting andou a renegociar com os bancos com o objectivo de adequar as receitas ao pagamento do serviço de dívida. Conseguimos, em 30 de Dezembro, fechar um novo acordo 'grupado', que permite alocar o endividamento a cada uma das várias sociedades", explicou o dirigente, que compareceu perante os jornalistas, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Segundo os dados revelados pelos responsáveis sportinguistas, o projecto implica a emissão de VMOC (valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis), no valor de 55 milhões de euros, e a passagem dos direitos de transmissão televisiva da empresa Sporting Comércio e Serviços de regresso para a SAD leonina.
Soares Franco destacou ainda a importância do acordo com a empresa imobiliária MDC, relativo aos terrenos do antigo estádio, no valor de 25 milhões de euros, além da futura compensação por parte da Câmara Municipal de Lisboa em relação a um lote de 29 mil metros quadrados, a ser saldada em terreno urbanizável, num valor de cerca de 24 milhões de euros.

Recandidatura

Sobre uma eventual recandidatura à presidência do clube, Filipe Soares Franco, prometeu novidades para os próximos dias. "Direi muito em breve. Provavelmente, ainda esta semana", adiantou o dirigente, acrescentando que deverá haver reuniões magnas do clube e da SAD "logo que possível, em Janeiro ou Fevereiro", por forma a submeter as propostas à aprovação de sócios e acionistas.

Soares Franco aproveitou a oportunidade para justificar as medidas agora reveladas com o facto de a SAD só ser "viável com uma equipa competitiva", algo que, na sua opinião, não era possível pelo anterior "project finance", aprovado em 2005. "Nenhuma equipa que quer estar na Europa pode fazê-lo com um orçamento de 11 milhões de euros, que era o permitido, além da obrigação de vender activos todos os anos para realizar mais-valias", frisou.
O líder leonino estima que o passivo será de "141 milhões de euros, daqui a 6 meses, menos aquilo que se conseguir amortizar nos próximos cinco anos". A redução do actual passivo de 245 milhões de euros - 238 milhões de euros em dívidas bancárias e 7 milhões de euros em dívidas a fornecedores - para os estimados 141 milhões assenta no alargamento do prazo de financiamento, de 14 para 20 anos (até 2025) e na redução média dos "spreads" em 25 por cento (de 2,3 % para 1,5 %).

Fantástico!SPORTING SEMPRE!

Sem comentários: