domingo, 11 de janeiro de 2009

«Força Sporting seremos CAMPEÕES!»

Em noite muito fria, o Sporting recebeu e venceu o Marítimo por 2-0, com os tentos a serem apontados por Vukcevic (11 m) e por Liedson (80 m). Os «leões» realizaram uma exibição tranquila, tendo sido os donos e senhores dos 90 minutos.

No primeiro tempo, o Sporting foi dono e senhor da partida, dando bom ritmo de jogo até à primeira meia-hora. O Marítimo, por seu turno, jogou em velocidade muito reduzida e nada fez para chegar com perigo à baliza de Rui Patrício, que pouco mais foi do que um mero espectador nos primeiros 45 minutos. Os pupilos de Paulo Bento mostraram que tinham a lição bem estudada e chegaram mesmo à vantagem aos 11 minutos, por intermédio de Vukcevic, depois de um excelente trabalho realizado por Liedson.

A vencerem pela margem mínima, os «leões» mostraram vontade em resolver a partida no primeiro tempo. Aos 17 minutos, gritou-se golo em Alvalade, mas Lucílio Batista nada assinalou, considerando que a bola não ultrapassou a linha de golo, depois de emenda de Hélder Postiga. Sempre que os jogadores «verdes e brancos» imprimiam mais velocidade no terreno, criavam perigo para a baliza defendida por Marcos, mas falhou a finalização.

As duas primeiras substituições feitas por Paulo Bento deveram-se a lesão – a primeira aos 25 minutos, com Veloso a dar lugar a Rochemback, e a segunda logo a abrir a etapa completar, com Abel a sair e entrando para a sua posição Pedro Silva.

O segundo tempo iniciou-se um pouco menos rápido do que o primeiro, mas a história da partida manteve-se. Os «leões» a dominarem e a controlarem o jogo no meio-campo e o Marítimo sem mostrar argumentos para sair do seu meio-campo. O Sporting, mais uma vez, sempre que aumentava o ritmo desmoronava a defesa madeirense e Postiga (49 m e 61 m) viu Marcos a negar-lhe o golo.

Aos 66 minutos, o Marítimo ficou reduzido a 10 elementos, depois de expulsão de Olberdam, que cometeu uma falta muito feia sobre Moutinho, vendo assim o segundo amarelo e consequente ordem de expulsão. Pereirinha, aos 80 minutos, depois de jogada de entendimento com Liedson podia ter feito o segundo, mas preferiu atrasar para Pedro Silva, que rematou em arco para mais uma defesa de Marcos. Adivinhava-se o golo «leonino» que chegou no minuto seguinte, por intermédio de Liedson, que marcou o tento da tranquilidade.

Vitória justa do Sporting, que foi a única equipa que ao longo dos 90 minutos lutou pela conquista dos três pontos.

Sem comentários: