terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O nascimento da Academia Sporting/África

A manhã de terça-feira, 6 de Janeiro, marca o princípio da aventura da internacionalização da formação «leonina», com a assinatura dos contratos que visam a construção da Academia Sporting/África, na República da África do Sul.
O dia histórico para o Sporting, e para o futebol português, iniciou-se ao final da manhã, no sétimo piso do Edifício Visconde de Alvalade, quando a comitiva sul-africana – composta por Itumeleng Mosala, director-geral de Arte e Cultura da África do Sul, Ikie Augousti, presidente do Conselho de Administração Bloemfontein Celtic, Ryan Patterson, consultor Bloemfontein Celtics, Carlos Catalino, presidente do Conselho de Administração da «Extra Dimensons» – se juntou a Filipe Soares Franco, Miguel Ribeiro Teles na assinatura dos contratos. Em representação do Sporting, estiveram, igualmente, presentes Rita Figueira, Pedro Mil-Homens, Pedro Baltasar, Miguel Salema Garção, Diogo Matos e Paulo Cardoso.
No momento formal da assinatura, Filipe Soares Franco salientou a sua satisfação por «reunir estas pessoas para selar uma parceira que é muito importante para o Sporting.É um orgulho ver a nossa academia ser reconhecida como um modelo a seguir e acredito que será um grande sucesso, tanto a curto, como a médio e longo prazo".
Seguiu-se a apresentação formal no Auditório do Estádio José Alvalade, a que se juntou a Embaixadora da República da África do Sul em Portugal, Thandiwe Profit-Mclean, e Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, bem como diversos representantes da formação «leonina». Pedro Mil-Homens apresentou o projecto, que nascerá na província de Free State, e as primeiras imagens da infra-estrutura, que terá quatro campos relvado e um sintéctico; 116 camas divididas em quartos duplos, ginásio, centro médico e de hidroterapia, auditório, biblioteca, salas de reunião e de estudo, bem como uma ala profissional, que será ocupada pelo Bloemfontein Celtics, clube que equipa «à Sporting», e que milita na primeira divisão do futebol sul-africano.
Após o momento formal, seguiu-se um almoço na «Casa XXI», com a comitiva a deixar Alvalade após a visita ao «Mundo Sporting», ao início da tarde.

Sem comentários: