domingo, 18 de janeiro de 2009

SPORTING 5 Paços 1 ! Em frente!

O Sporting terminou invicto a III Fase da Carlsberg Cup com uma goleada sobre o Paços de Ferreira (5-1). Somando nove pontos em três jogos. Liedson foi figura maior com um «Hat-Trick», numa partida onde Izmailov e Vukcevic também «fizeram o gosto ao pé».

A estreia de Ricardo Baptista com a camisola do Sporting em jogos oficiais, foi o exemplo maior da intenção de Paulo Bento mesclar imprescindíveis com atletas menos utilizados. O cabeceamento de Izmailov que levou a bola a rasar o poste de Cássio, logo no primeiro minuto, anunciava um jogo de qualidade, facto que os minutos seguintes não confirmaram. Foram 45 minutos de ritmo lento, muitas paragens por faltas e poucos motivos de interesse, resultado, sobretudo, da dificuldade «leonina» em penetrar as duas linhas defensivas pacenses colocadas em pouco mais de 15 metros, logo a seguir à linha do seu meio-campo. A opção foi, arrastando Vukcevic do centro do ataque para o corredor esquerdo, levar a bola pelas alas – procurando aí a superioridade numérica que nunca foi conseguida na zona central – mas os cruzamentos não tinham correspondência na área, à excepção de dois lances, ambos finalizados por Liedson (29 e 41 m).

No último minuto da primeira parte, o Sporting chegou ao golo, por Liedson, que recebeu uma bola de Rochemback, para rematar fraco, mas contando com a «preciosa» ajuda de Cássio para que a bola entrasse na baliza.

Ao intervalo, Paulo Bento trocou Moutinho e Romagnoli por Adrien Silva e Bruno Pereirinha – que fizeram 45 minutos muito positivos – mas, mais importante, colocou a equipa a jogar em 4x4x2 «clássico», cuja opção começou a dar frutos logo no segundo minuto após o reatamento, quando Pereirinha entrou em velocidade na área e serviu Liedson para o «bis». O Paços de Ferreira conseguiu reduzir, por Cristiano (52 m), num ressalto após remate ao poste de Ricardo Baptista, mas a mudança táctica «leonina» levou a que a equipa ganhasse amplitude e profundidade no meio-campo adversário, o que aumentou a velocidade na circulação entre corredores e na transição defesa/ataque, resultando mais três golos «leoninos»: por Izmailov (65 m) num forte remate de pé direito de fora da área; por Vukcevic (74 m), num remate que encontrou um corpo de um adversário para trair Cássio; e, novamente, por Liedson (87 m), num lance de contra-ataque iniciado por Ronny.

Conseguida a qualificação para as meias-finais, o Sporting espera agora pelo sorteio das meias-finais da competição – onde estão igualmente Vitória de Guimarães, FC Porto e Benfica – marcada para a sede da Liga de Clubes na próxima terça-feira.

SPORTING, 5
Ricardo Baptista; Pedro Silva (Abel, 67 m), Daniel Carriço, Marco Caneira e Ronny; João Moutinho (Bruno Pereirinha, 45 m), Rochemback, Romagnoli (Adrien Silva, 45 m), Marat Izmailov, Simon Vukcevic, Liedson. Treinador: Paulo Bento. Suplentes não utilizados: Tiago, Hélder Postiga e Tonel. Disciplina: cartão amarelo a Caneira (76 m).
Golos: Liedson (45, 47 e 87 m), Marat Izmailov (65 m) e Simon Vukcevic (74 m).

Paços de Ferreira, 1
Cássio; Filipe Anunciação, Ricardo, Kiko e Chico Silva (Cristiano, 24 m); Paulo Sousa (Rui Miguel, 17 m), Dedé, Pedrinha, Kelly, André Pinto (Ferreira, 45 m) e Edson. Treinador: Paulo Sérgio. Suplentes não utilizados: Coelho, Filipe Gonçalves, Tiago Valente e Carlos Carneiro. Disciplina: cartão amarelo a Kiko (39 m). Golo: Cristiano (54 m).
3ª jornada da III Fase da Taça da Liga
Estádio José Alvalade 2009-01-18
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).
Árbitros auxiliares: Pedro Garcia e José Lima.
Resultado ao intervalo: 1-0.

Sem comentários: