domingo, 8 de fevereiro de 2009

Fraco...Sporting 2 Braga 3

O Sporting cedeu na recepção ao Sp. Braga (2-3), numa partida em que os leões não tiveram capacidade de superar o adversário e os critérios da equipa de arbitragem.
Paulo Bento promoveu, em relação à última partida do campeonato, os regressos à titularidade de Bruno Pereirinha e de Derlei – dois jogadores em destaque na partida da Taça da Liga com o FC Porto – com a equipa a iniciar a partida em bom ritmo, perto da baliza adversária. Porém, o Sp. Braga rectificou posicionamentos – conseguindo controlar o jogo – e, até ao intervalo, o Sporting não dispôs de claras oportunidades para marcar, com Meyong (12 m) a ser o atleta mais perto do golo, intento rejeitado por uma rápida saída de Rui Patrício.
No regresso do balneário, Miguel Veloso substituiu Caneira na posição de defesa esquerdo, com a equipa de Paulo Bento a estar mais perto da baliza bracarense, nos remates por cima de Derlei e Vukcevic. O Braga respondeu e chegou ao golo (58 m), num desvio infeliz de Derlei, após vários ressaltos dentro da área de Rui Patrício. Em desvantagem no marcador, a equipa «leonina» reagiu – em 45 minutos finais com ritmo mais elevado – com Derlei a voltar a marcar (69 m), devolvendo o empate ao resultado. O jogo estava «partido» e o golo poderia surgir para ambas as equipas, até que, aos 78 minutos, Vukcevic foi derrubado no limite da grande área, com Jorge Sousa a «amarelar» o atleta sportinguista. Dois minutos depois, Renteria – aproveitando mais uma jogada em que foi visível a facilidade com que o Braga chegava à área «verde e branca» – marcou o segundo para o Braga. Foi um duro golpe para as aspirações sportinguistas no jogo, pior ficando após a validação peremptória, por parte do fiscal-de-linha, do terceiro golo bracarense, alcançado por Mossoró (83 m), num lance em que Izmailov corta a bola sobre a linha.
Este foi o terceiro lance decisivo em que existe profunda dúvida, todos julgados favoravelmente à equipa forasteira, num gesto que dá a sensação de que o Sporting, neste encontro, «pagou» os erros cometidos contra o Braga nos jogos com o FC Porto e Benfica. Assim sendo, a Verdade Desportiva do presente campeonato.
Marat Izmailov, já nos descontos, fixou o resultado final, num remate forte dentro da área, numa partida em que a exibição não bem conseguida «leonina» foi um passo atrás, tal como a nova prova da profunda variedade de critérios no julgamento dos lances existentes neste campeonato é outro no processo de recuperação, por parte dos «homens do apito», da credibilidade entretanto perdida.

Sem comentários: