domingo, 15 de março de 2009

SEREMOS CAMPEÕES!

Com dois golos na primeira parte (Moutinho e Rochemback), o Sporting venceu o Rio Ave e ascendeu ao segundo lugar da Liga Sagres.

Para a recepção ao Rio Ave, Paulo Bento fez cinco alterações em relação ao último encontro; saíram Tonel, Veloso, Adrien, Pereirinha e Djaló e, para os seus lugares, entraram Carriço, Caneira, Rochemback, Izmailov e Liedson.

Por causa das alterações, ou não, os «leões» entraram melhor no encontro; mais agressivos e determinados em chegar rapidamente à vantagem mas, no entanto, foi a equipa de Vila do Conde que primeiro criou perigo, ao conquistar, nos primeiros oito minutos da partida, três pontapés de canto, sempre bem resolvidos pela defesa «leonina».

A partir do décimo minuto, e até ao final da primeira parte, só deu Sporting em Alvalade. As situações de perigo sucederam-se a partir do 19.º minuto quando o «capitão», João Moutinho, ensaiou o primeiro remate perigoso, mas a bola bateu num defesa e saiu pela linha de fundo. Apenas dois minutos depois não havia nenhum defesa para salvar Paiva; depois de um cruzamento da direita, Derlei cabeceou para a entrada da área, onde o «28» apareceu a rematar de pé esquerdo, e de primeira, para o fundo das redes do Rio Ave e dando a ideia de que o golo de Munique deu mais confiança a Moutinho. Depois do golo, os «leões» soltaram-se mais e por diversas vezes podiam ter chegado ao golo, mas Izmailov, depois de uma jogada de entendimento colectivo, e Vukcevic, na marcação de um livre directo, não conseguiram bater Paiva pela segunda vez. Só no período de compensação é que o Sporting dilatou a vantagem, na sequência de um livre directo (que ditou a expulsão de Bruno Mendes), apontado de forma exemplar por Fábio Rochemback.

O 2-0 que se registava ao intervalo era um resultado justo. Na segunda parte, os «leões» limitaram-se a gerir – devido à vantagem numérica e no marcador – mas nunca deixaram de criar oportunidades para aumentar, ainda mais, a vantagem, mas a bola parecia não querer nada com a baliza vila-condense.

Com esta vitória, o Sporting ascendeu ao segundo lugar da Liga Sagres, em virtude da derrota do Benfica, em casa, frente ao Vitória de Guimarães (0-1).

No final do encontro, toda a equipa agradeceu o apoio dos adeptos que se deslocaram a Alvalade e já aponta baterias para o próximo encontro, frente ao Benfica, a contar para a final da Taça da Liga.

Sem comentários: