sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BRAVOS LEÕES !

Através de uma das melhores exibições da época, os jogadores «leoninos» deram a volta à eliminatória e afastaram, por um esclarecedor 3-0, a equipa inglesa do Everton. O Sporting segue, mais do que justamente, em frente na Liga Europa, onde vai encontrar o Atlético de Madrid.
O Sporting, frente ao Everton, entrou a todo o gás e a mostrar que tinha todas as condições para dar a volta à eliminatória e seguir em frente na Liga Europa. Na véspera da partida, Carlos Carvalhal e Pedro Mendes falaram da importância da boa circulação de bola e assim aconteceu. Os «leões» fizeram uma boa troca de bola, esticaram o jogo e sempre com muita tranquilidade tentaram partir para o ataque. A primeira jogada de perigo para a baliza dos ingleses aconteceu aos quatro minutos, através de um remate de Izmailov a que respondeu o guarda-redes do Everton, com uma defesa apertada. Estava dado o mote de toda a primeira parte, em que o Sporting segurou muito bem a bola e partiu apoiado para o ataque. Os pupilos de Carvalhal voltaram a criar perigo aos 17 minutos quando na transformação de um livre directo, Moutinho atirou à trave e, na recarga, Tonel cabeceou ao lado. Os «leões» mostraram a sua garra e através de uma excelente exibição – das melhores na presente época – mostraram que queriam dar a tão prometida alegria aos adeptos do Sporting. O Everton, por sua vez, tentou sacudir a pressão «leonina», mas nem através de contra-ataque conseguiu chegar com perigo à baliza defendida por Rui Patrício. A única excepção que confirmou a regra foi mesmo em cima do intervalo, quando Sanderos conseguiu introduzir a bola no fundo da baliza «leonina», mas o golo foi anulado e bem por fora de jogo do jogador adversário. Com o nulo no marcador, chegou o intervalo e o Sporting mantinha intacta a esperança de seguir em frente na Liga Europa.
No segundo tempo, o Sporting voltou a entrar muito bem, com muita coesão entre os sectores, não perdendo a bola e não permitindo que o Everton criasse grande perigo para a baliza defendida por Rui Patrício. A praticar um futebol bonito e apoiado, os «leões» chegaram ao almejado golo, quando estavam decorridos 64 minutos. O recém-entrado Carlos Saleiro, na quina da grande área do adversário, serviu Veloso, que rematou forte e cruzado para o fundo da baliza inglesa. Estava feito o golo que carimbava o passaporte do Sporting para os oitavos-de-final da Liga Europa. No entanto, os jogadores «verdes e brancos» e muito bem não se contentaram com a margem mínima e galvanizados pela boa exibição e com o golo que lhes dava a vantagem, continuaram a lutar e foram recompensados com o segundo tento. Yannick desferiu um potente remate para defesa incompleta de Tim Howard. Izmailov tentou o remate, a bola bateu num adversário e o esférico acabou por sobrar para Pedro Mendes, que ainda de fora da grande área inglesa rematou forte e fez o segundo. Com uma desvantagem de dois golos, o Everton tentou responder, mas o Sporting pressionou bem os jogadores adversários, que não conseguiram desfeitear a defesa «leonina». Mas, tal como é característica do futebol inglês, o jogo disputou-se até ao final. Já nos descontos o Everton tentou chegar ao empate, mas não conseguiu e ainda sofreu mais um golo. Arrancada espectacular de Yannick Djaló, que à entrada da grande área do Everton deu para Matias, que fechou o marcador em três golos sem resposta.

Ficha de Jogo

Liga Europa – 16 avos-de-final (2.ª mão)
Local: Estádio José Alvalade
Árbitro: Alon Yefet
Árbitros assistentes: Shmuel Shteif e Shabtai Nahmias
árbitros adicionais: Menashe Masiah e Haim Jakov
Resultado ao intervalo: 0-0
25 de Fevereiro de 2010
Sporting: Rui Patrício, Abel, Tonel, Carriço, Grimi (Saleiro, 62 m), Pedro Mendes, Veloso, Moutinho, Izmailov (Matias Fernandez, 89 m), Yannick e Liedson (Polga, 90 m).
Treinador: Carlos Carvalhal
Não utilizados: Tiago, Pereirinha, Adrien e Vukcevic.
Disciplina: Cartão amarelo para Abel (81 m)
Golos: Miguel Veloso (64 m), Pedro Mendes (76 m) e Matías Fernandez (93 m)

Everton: Tim Howard, Phil Neville, Joseph Yobo, Philippe Senderos (Phil Jagielka, 52 m), Leighton Baines, Leon Osman, Diniyar Bilyaletdinov, Mikel Arteta (Jack Rodwell, 62 m), Landon Donovan (Yakubu, 73 m), Steven Piennar e Louis Saha.
Treinador: David Moyes
Não utilizados: Carlo Nash, Seamus Coleman, Dan Gosling e Victor Anichebe.
Disciplina: Cartão amarelo para Mikel Areta (79 m)

Texto: Andreia Alexandre
Fotos: Pedro Cruz

2 comentários:

el president disse...

el president

aleluia aleluia aleluia uma alegria aos verdadeiros que sempre acreditam neles.....força sporting força duxxi norte sempre presente

Anónimo disse...

ASSIM SIM! TOCHADAAA, BRUTAL MESMO! DUXXI E SPORTING SEMPRE! preparem-se corruptos e madril~enos!