segunda-feira, 31 de maio de 2010

FACTOS INDESMENTÍVEIS

1.º O Sporting é o único clube no Mundo que neste momento tem dois Museus oficiais, um em Lisboa, outro em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu e alguns nem sala de troféus têm.

2.º O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso José da Europa) em 13 de Agosto de 1955, quando a selecção da Europa ganhou à Inglaterra por 4-1.

3.º O Sporting é neste momento o clube da Europa com mais troféus no seu ecletismo. Tem 20 mil troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.

4.º O jornal do Sporting, denominado nos primeiros anos de Boletim do Sporting (primeiro número datado de 31 de Março de 1922) e que na altura saía quinzenalmente, é o jornal mais antigo de todos os clubes do Mundo.

5.º O Sporting é actualmente o único clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados em Alvalade e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.


6.º O Sporting, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes na Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições internacionais.

7.º O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e o Sporting tem 22. O Sporting tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins ,um em futebol e outro em andebol.

8.º Em qualquer dos títulos europeus conquistados, o Sporting ainda hoje tem recordes vigentes. No atletismo, o Sporting tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que até ao momento ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse. O Sporting ganhou por duas vezes, seis Taças dos Campeões de Crosse (Corta-Mato) consecutivas; É o Clube com mais títulos europeus na modalidade de atletismo: 14 de crosse e 1 de pista.
No hóquei em patins, tem dois feitos ainda vigentes: o Sporting é neste momento único o clube na Europa que ganhou as três competições europeias: uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS.
O Sporting possui ainda o recorde de goleadas nas taças europeias: 33-1 ao H. Gujan, de França, nos quartos-de-final da Taça CERS de 1983/84, que os «leões» haveriam de conquistar frente ao Voltregá.
No futebol o Sporting tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel); o recorde de golos num só jogo - seis - de Mascarenhas, também no encontro da Taça das Taças de 1963/64 frente ao Apoel de Chipre.

9.º O Sporting é o clube da Europa que tem mais atletas com títulos de campeão europeu, campeão mundial e medalhados em Jogos Olímpicos.
A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109 atletas.

10.º A Academia Sporting é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. Lyon e a do Ajax de Amesterdão.

4 comentários:

Anónimo disse...

sim, isto é tudo muito bonito e temos que ter orgulho no nosso ecletismo, mas por muito que nos custe dizer, aqueles titulos que realmente nos queremos nao fazem parte desta lista, ou seja, os titulos do futebol. Somos o clube dos 3 grandes com menos campeonatos e quanto a competições europeias temos a taça das taças enquanto os lamps e os andrades ja têm 2 liga dos campeoes! nao nos podemos acomodar e dixer k isto basta! Temos que lutar com os baroes da europa emboara sabe.mos o quão dificil isso é!
QUERE.MOS O CAMPEONATO DE FUTEBOL.. NO MINIMO

S.S.O.

DUXXI

Anónimo disse...

o SPORTING nao é so futebol mentalizem-se!!!
DUXXI MAIA

Anónimo disse...

NEM PARECES DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL! O SPORTING VIVE DO SEU ECLESTISMO, POR ISSO SOMOS O 2º CLUBE MAIS TITULADO DO MUNDO! SPORTING SEMPRE, O FUTEBOL NAO É A MINHA PRIORIDADE AGORA..

Anónimo disse...

Pois o Sporting nao é so futebol. mas pra ver as outras modalidades a maior parte dos ultras so vao aos derbys ou às fases finais. Nao queiram dizer que sao mais sportinguistas que eu porque isso eu vos garanto que nao sao,e nao me venham com o discurso politicamente correcto, como disse, tenho muito orgulho no ecletismo do meu clube, mas os titulos que realmente nos fazem sentir as pessoas mais felizes do mundo sao os do futebol, e nao sejam hipocritas.
mas pronto

UNIDOS POR UM IDEAL. SPORTING CLUBE DE PORTUGAL