domingo, 9 de maio de 2010

Fim de época com uma vitória

O Sporting fechou a temporada com um triunfo no terreno do Leixões, com golos de Miguel Veloso e Pedro Silva.
Apesar de Carlos Carvalhal contar com uma equipa algo condicionada para a derradeira jornada da época (principais ausências de João Pereira, Carriço, Pedro Mendes e Liedson), o Sporting abordou bem o jogo no Estádio do Mar.
Com tudo decidido para os dois conjuntos no campeonato, o jogo decorreu sempre num ritmo baixo, mas os «leões entraram decididos em procurar a baliza de Berger.
O Sporting dominou as operações na intermédiária desde o início da partida e praticamente no primeiro lance de perigo fez golo, ao minuto 16. Após uma jogada bem trabalhada na direita por Pedro Silva e Abel, o brasileiro soltou para trás e Miguel Veloso disparou de primeira. Mais um belo golo do médio a confirmar a boa segunda metade da temporada que realizou em Alvalade.
O Leixões procurava sair a jogar em ataque apoiado, mas o melhor que conseguiu na primeira parte foram dois lances construidos por Braga e Pouga, resolvidos com facilidade por Rui Patrício e pela defensiva «leonina».
Na segunda parte, os «leões» voltaram a entrar melhor e podiam ter feito o segundo golo num belo movimento de Postiga de costas para a baliza que Berger defendeu a custo. Algo que não demorou a acontecer, com Pedro Silva a descobrir o caminho do 2-0, através de um forte remate de pé esquerdo. A vencer de forma folgada, Carvalhal decidiu mexer na estrutura, fazendo entrar Pereirinha para o lugar de Pedro Silva. Já em ritmo de descompressão, os «leões» ainda dispuseram de várias ocasiões para aumentar o score, principalmente por Yannick. Não marcou o Sporting, reduziu o Leixões num lance finalizado na grande área por João Paulo. Na equipa verde e branca Saleiro e o júnior Renato Neto ainda entraram para os últimos minutos, mas foi o Leixões a ter mais bola, tentando forçar o empate. Vitória justa do Sporting no fecho do campeonato.

Ficha de Jogo:

Liga Sagres - 30ª jornada
2010-05-08
Estádio do Mar, em Matosinhos
Árbitro: Elmano Santos (Madeira)
Árbitros assistentes: Celso Pereira e José Oliveira.
4º Árbitro: Humberto Teixeira
Ao intervalo: 0-1

LEIXÕES - Berger; Jean Sony, Fernando Alexandre, Joel, Antunes (João Paulo, 45 m), Cauê, Seabra (Bruno Gallo, 63 m), Hugo Morais, Fábio Espinho, Pouga e Braga (Zé Manel, 45 m).
Treinador: Castro Santos.
Suplentes não utilizados: Fonseca, Nelson, Paulo Tavares e Tiago Cintra.

SPORTING - Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, Pedro Silva (Bruno Pereirinha, 62 m), João Moutinho, Matias Fernandez (Renato Neto, 90 m), Yannick Djaló e Hélder Postiga (Carlos Saleiro, 82 m).
Caneira, 90 m).
Suplentes não utilizados: Ricardo Batista, Caneira, Mexer e Luís Almeida.
Treinador: Carlos Carvalhal.

Disciplina: Cartão amarelo para Grimi (6 m), Braga (23 m), Seabra (47 m), Pedro Silva (60 m), Yannick Djaló (90+1 m) e Miguel Veloso (90+2 m).
Golos: Miguel Veloso (16 m), Pedro Silva (55 m) e João Paulo (82 m).

Texto: Sandro Baguinho


Carlos Carvalhal. "Vitória não sofre contestação"

O treinador do Sporting despediu-se do comando técnico dos «leões» com uma vitória frente ao Leixões. Carlos Carvalhal começou por abordar a exibilção de Pedro Silva que actuou no lado direito do meio campo. "Fez um excelente jogo", disse, falando depois do jogo.

"Depois do 2-0 houve algum relaxamento. Tivemos várias oportunidades de golo, mas acabámos por desperdiçá-las. Pusemo-nos um pouco a jeito e o adversário acabou por fazer um golo. Mas a vitória não sofre contestação. Pecámos na finalização. Ganhámos bem", exprimiu.

Questionado sobre o seu futuro e recordando as palavras que queria ser campeão, Carvalhal não revelou ainda o que irá fazer. "Não falo sobre o futuro. Tenho esse desejo, assim como qualquer outro treinador. Quando poderei concretizá-lo não sei. Tenho tempo para resolver o meu futuro. Tenho independência de ideias e, se calhar, por isso é que consegui aguentar tanto. Isso permite-me escolher com ponderação", disse.



1 comentário:

Anónimo disse...

Fizeram-se ouvir!