quinta-feira, 6 de maio de 2010

Obrigado por tudo Iordanov

Sporting, 7-Amigos Iordanov, 6

Quase dez anos depois do último jogo que Iordanov realizou de «leão» ao peito, o Estádio José Alvalade despediu-se de um dos melhores jogadores que passaram pelo Sporting no final do século passado; para os que não se lembram, Ivaylo Iordanov chegou a Alvalade em 1991, por cá passou dez épocas, realizou 269 jogos e marcou 57 golos… 58 com o da noite de 5 de Maio de 2010.

Ao contrário do esperado, Iordanov não se estreou no novo Estádio José Alvalade equipado à Sporting, optando por iniciar a partida ao lado dos atletas que em 2000 não actuavam de «verde e branco»; e foram exactamente os que se sagraram campeões pelo Sporting em 99-00 que entraram bem no encontro, marcando, nos primeiros dez minutos, três golos (Sá Pinto, Acosta e André Cruz).

Parecia que Iordanov não estava para sofrer mais golos e, aos 11 minutos, entregou a braçadeira a Carlos Xavier e foi-se sentar no banco, de forma a estar pronto para, na segunda parte, actuar como gosta: de «leão» ao peito.

Após a saída da estrela da festa, e para que os mais de 16 000 adeptos que se deslocaram a Alvalade voltassem a festejar um golo, teve de se esperar mais vinte minutos, até que André Cruz voltasse a marcar, mas na baliza errada, após cruzamento de Capucho.

Até ao intervalo, Beto ainda fez o 4-1, na recarga a um cabeceamento de Naybet ao travessão, mas o melhor marcador de sempre da selecção nacional, Pauleta, ainda reduziria para 4-2.

Após os primeiros 45 minutos em que Melo - ex-guarda-redes do Clube de 61 anos – fez uma mão cheia de boas defesas e que Sá Pinto, Vidigal, Oceano e André Cruz fizeram uma «grande» exibição, alguns jogadores participaram, juntamente com alguns adeptos, num passatempo que consistia em colocar a bola em um de dois buracos, colocados no ângulo da baliza; André Cruz, a fazer relembrar o golo ao FC Porto (e muitos outros), não falhou e deixou os adeptos em êxtase.

O segundo tempo começou com muitas alterações em ambas as equipas, mas ainda sem Iordanov equipado como mais gosta; o búlgaro só reentraria em campo aos minutos 76 minutos e com a camisola do Sporting. Antes, Pauleta reduziu para 4-3 e José Dominguez «cavou» duas grandes penalidades, após (como era seu hábito) jogadas individuais; a primeira, convertida por Sá Pinto; a segunda, pelo próprio Dominguez.

Seguiu-se o golo de Domingos Paciência, a onda nas bancadas e a entrada de Iorda. Mal o búlgaro entrou em campo, Domingos voltou a marcar, reduzindo para 6-5, mas o «Mochilas», como era carinhosamente conhecido, não estava para sofrer mais golos e, nos minutos seguintes, atirou duas bolas ao poste (a segunda, depois de alguma benevolência dos centrais da equipa dos seus amigos) foi carregado em falta dentro da área, mas o árbitro nada assinalou, e atirou para grande defesa de Zé Carlos. Aos 87 minutos, e já depois de Pauleta ter completado o hat-trick e feito a igualdade, Iordanov sofreu e falhou uma grande penalidade, mas na jogada seguinte todo o Estádio gritou golo, inclusive a equipa adversária, quando Iorda marcou o seu 58.º, e último, golo ao serviço do Clube.

Com os festejos do golo da noite a partida terminou; no final, o resultado – que era o menos importante – foi de 7-6 para o Sporting, numa partida em que o Rei da Festa, Iordanov, actuou apenas durante 25 minutos e marcou um golo. Sá Pinto e Dominguez entenderam-se à «mil maravilhas», Melo foi um senhor entre os postes e André Cruz, Vidigal, Sá Pinto, Pauleta e Domingos Paciência ainda mostraram muita categoria.

Sporting, 7-Amigos Iordanov, 6
Jogo de homenagem a IORDANOV
2010-05-05 – Estádio José Alvalade

Árbitro: Pedro Henriques
Árbitros assistentes: Gabino Evaristo e Hernâni Fernandes
Ao intervalo: 4-2

Sporting – Melo, Nélson Alves, Rui Jorge, André Cruz, Naybet, Beto, Oceano, Vidigal, Pedro Barbosa, Sá Pinto e Acosta.
Treinador: Fernando Mendes; Tr. Adjunto: Oceano.
Jogaram ainda: Nélson, Marco Aurélio, Filipe Ramos, Iordanov, Luisinho, Freire, Dominguez, Venâncio e Virgílio.

Amigos IORDANOV – Vítor Baía, Pedro Gomes, Leal, Mozer, Fernando Couto, Paulinho Santos, Poejo, Iordanov, Stoichkov, Capucho e Pauleta.
Treinador: Mário Lino; Tr Adjunto: Pedrosa.
Jogaram ainda: Zé Carlos, Peixe, Carlos Xavier, Dani, Domingos Paciência, Hélder, José Eduardo e António Veloso.

Golos: Sá Pinto (3 e 63 (g.p.) m), Acosta (10 m), André Cruz (14 m), Beto (34 m), Dominguez (67 g.p.), Iordanov (89 m); André Cruz (30 m n.p.b), Pauleta (38, 55 e 86 m) e Domingos Paciência (70 e 77 m)

Texto: Francisco Sá
Fotos: Pedro Cruz

www.sporting.pt

Sem comentários: