domingo, 6 de junho de 2010

Entrevista DUXXI

entrevista_tiagofilipe3Foi com enorme prazer que recebemos o Tiago Filipe na nossa Sede, Capitão da Equipa de Pólo Aquático do Sporting, para lhe fazermos uma pequena entrevista. O Directivo agradece desde já a disponibilidade demonstrada por parte do Tiago para que isto fosse possível. Aproveitamos também para dar os parabéns a todos os elementos da equipa de Pólo Aquático do Sporting Clube de Portugal pelo enorme esforço, dedicação e devoção que os tem levado à glória. Esperemos que continuem a trabalhar desta forma, dignificando a modalidade e o nosso Clube. Passemos então à entrevista.

entrevista_tiagofilipe1DUXXI – Com tantos hobbies e modalidades disponíveis, porquê a modalidade Pólo Aquático?

Tiago Filipe – Primeiramente porque o Pólo Aquático, em geral, é um desporto muito completo devido ao facto de ter natação e a natação por si só é uma actividade muito completa. Depois, por ser um desporto colectivo que exige outras tantas capacidades aliadas ao esforço físico, desenvoltura, etc.

DUXXI – Como foi entrar na equipa de Pólo Aquático do Sporting, num projecto que começou nos campeonatos inferiores?

Tiago Filipe – O projecto nem começou nos campeonatos inferiores… o projecto começou quase do nada. Inicialmente, nós éramos um conjunto de amigos que jogava por hobby e fomos, de certa forma, “espicaçados” para formar uma equipa. Na altura fomos à procura de clubes e o Sporting ofereceu-nos o nome, dizendo que naquele ano não poderiam dar grande apoio mas que futuramente as condições de trabalho seriam melhoradas. E foi assim que o grupo de amigos se juntou e formou a equipa de Pólo Aquático do Sporting.

DUXXI – Para ti, qual foi o factor mais importante na caminhada ao título de Campeões da 2ª Divisão Nacional e a respectiva subida à Divisão principal da modalidade?

Tiago Filipe – O lema do Sporting que é “Esforço, Dedicação, Devoção” conduziu-nos à “Glória”. Treinámos muito, quase todos os dias da semana e ainda aos Sábados, por vezes mais que uma vez por dia, havendo mesmo alturas em que treinámos os cinco dias da semana mais o Sábado e no Domingo tínhamos jogo. Houve uma enorme dedicação e um acumular de experiência de pessoas que começaram a perceber como funcionava o campeonato, a conhecer melhor as outras equipas e também o importante contributo dos novos jogadores que integraram o plantel. A mudança de treinador também teve uma certa influência, embora estivéssemos muito bem com o treinador anterior por vezes o factor mudança traz algumas vantagens, não sei se neste caso foi assim, diria mais que foi o resultado destes seis anos de trabalho.

DUXXI – Com uma temporada bastante regular, onde não constam derrotas, como se explica este registo verdadeiramente notável?

Tiago Filipe – Vou pegar no que disse anteriormente, foi fruto de muita dedicação, tendo-se abdicado de uma série de coisas como fins-de-semana, vida social e pessoal… certamente vocês também sabem o que isso é ao acompanharem o Sporting. Apesar disso valeu a pena, a equipa esteve sempre muito unida e com o esforço de todos conseguimos esta notável temporada.

DUXXI – O que significa para ti este título nacional?

Tiago Filipe – Pessoalmente, acho que é o culminar da minha dedicação ao Pólo Aquático há mais de dez anos e ao Sporting, em particular, nestes últimos oito anos. Fomos crescendo, marcando a nossa presença na modalidade e actualmente somos uma das maiores equipas em termos formação, onde temos uma boa quantidade de jogadores inscritos nos campeonatos a nível de Juniores, Juvenis, Seniores, Infantis. Como pessoa que vem dos primórdios do Sporting e que ainda está lá é um orgulho.

DUXXI – Para uma futura melhoria da modalidade, o que achas que o Sporting poderia fazer a fim de criar melhores condições para podermos ser definitivamente os melhores de Portugal nesta modalidade tão especial?

Tiago Filipe – A formação é um factor preponderante e nisso nós temos vindo a ter muitos atletas pois o Sporting, em termos de modalidades, é de longe o maior clube em Portugal e como tal, atrai muita gente. Neste momento, acho que estão reunidas as condições até porque cada vez temos tido mais apoio por parte do Sporting, de ano para ano, e no próximo ano ainda mais teremos.


DUXXI – Para a próxima época é para lutar pelo título de Campeão Nacional da 1ª Divisão? Que expectativas tens sobre a próxima época?

Tiago Filipe – Primeiro que tudo, o nosso objectivo para a próxima época passa pela manutenção, não vou escondê-lo pois todas as equipas que sobem pela primeira vez à 1ª Divisão voltam a descer no ano seguinte. Estamos preparados para tudo e naturalmente que vamos dar o nosso melhor, se as coisas correrem como correram esta época sonhamos em conseguir uma boa classificação mas claramente, o nosso objectivo número um é a manutenção.

DUXXI – Como é visto por vocês a presença e o apoio do Directivo Ultras XXI na piscina do Multidesportivo?

Tiago Filipe – É uma grande satisfação e acaba por se criar uma certa relação de amizade com algumas pessoas que nos habituámos a ver consecutivamente aos Sábados ou aos Domingos sempre lá a gritar por nós, a apoiar-nos. Nota-se uma grande diferença em relação às outras equipas, sendo esta uma das vantagens de ter o nome do Sporting por trás pois envolve muita gente e vocês têm sido impecáveis em termos de apoio ao longo destes anos. É de agradecer, é um esforço notável da vossa parte e acreditem que há uma grande diferença, quando estamos dentro de água, entre um público que está a assistir e bate palmas quando é golo e um público que nos está a apoiar e a chamar por nós quer nós estejamos a ganhar quer estejamos a perder… é uma diferença abismal, parece que nos dá uma energia extra, são “umas doses de redbull psicológicas” que são importantíssimas.

entrevista_tiagofilipe2

Obrigado Tiago por teres respondido às nossas questões e mais uma vez queremos felicitar-vos pelo título conquistado esta época. Para nós a vossa modalidade é bastante importante, não só pelos títulos mas pelo ecletismo que sempre marcou o Sporting Clube de Portugal.Para o ano lá estaremos juntamente convosco, em maior força, para vos ajudar na caminhada do Título de Campeão Nacional!

Em qualquer lugar… Directivo não te vai faltar!

Sem comentários: