quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Quase nos oitavos!

O Sporting venceu o Shakhtar em Donetsk e está, agora, a um curto passo de poder carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O leão actuou como uma serpente venenosa, concentrando-se na defesa da baliza de Rui Patrício, deixando o adversário acreditar, para depois ir lá acima desferir a mordida fatal. Foi Liedson (quem mais?) que marcou o precioso golo solitário que destaca o levezinho como o melhor marcador de todos os tempos do Sporting nas competições europeias.A equipa de Paulo Bento entrou no jogo na expectativa, com um onze de contenção, com Miguel Veloso adaptado ao lado esquerdo da defesa e Rochemback a jogar um pouco à frente dos centrais, à espera de uma oportunidade para sair em contra-ataque, com João Moutinho a descair sobre a direita e Izmailov no lado contrário, com Romagnoli no meio no apoio a Liedson e Derlei. O Shakhtar também entrou com algumas cautelas, mas foi intensificando a pressão, depois de conquistar a supremacia no meio-campo, com Jadson e Fernandinho, bem apoiados pelos laterais, Srna e Rat, a conseguirem abrir brechas nas alas. Valeu aos leões o pouco acerto de Brandão e Moreno na zona de finalização.

O intervalo chegou com um ligeiro ascendente dos ucranianos, com um leão seguro a defender, mas com dificuldades em sair a jogar. No ataque, o Sporting só conseguiu criar perigo num livre-«bomba» de Rochemback que saiu ao lado. A segunda parte começou nos mesmos moldes, com os ucranianos a pressionar e a conseguirem a melhor oportunidade, com Rat a cruzar tenso da esquerda para Moreno, sem oposição, cabecear ao lado. O Sporting respondeu, pouco depois, com Moutinho a ganhar em esforço na direita e a cruzar para o desvio, de cabeça, de Liedson junto ao primeiro poste. A bola passou ao lado, mas os leões davam finalmente um sinal de que não estavam ali só para defender.

Paulo Bento muda e Liedson marca

Os minutos seguintes só deram Shakhtar, com os ucranianos a elevarem a velocidade do jogo e a colocarem os leões em dificuldades. As oportunidades sucediam-se junto à área de Rui Patrício, sem que o Sporting conseguisse sair a jogar. Foi nessa altura que Paulo Bento decidiu mudar. Mudanças cirúrgicas, mas que envolveram muitas movimentações em campo e acabaram por baralhar as acertadas marcações que o Shakhtar estava a fazer até ao momento. Grimi entrou para jogar na sua posição natural, Miguel Veloso regressou ao centro, Rochemback foi para a direita e Moutinho derivou para a esquerda. Os ucranianos demoraram a assimilar tantas alterações e foi nesse intervalo que o Sporting conseguiu abrir uma brecha e chegar ao golo. Rochemback, na marcação de um livre, colocou a bola na área, Derlei ganhou em esforço e, junto ao poste, deu de calcanhar para a Liedson concluir.Depois foi só voltar a atar todos os cordéis junto à baliza de Patrício e continuar a aumentar o desespero dos ucranianos, pressionados por estarem à beira de consentir a segunda derrota em casa. Os leões defenderam o precioso resultado sem problemas de maior e estão, agora, a um curto passou de conseguir chegar, pela primeira vez, aos oitavos-de-final da Champions. Para isso, basta uma nova vitória sobre o Shakhtar, em Alvalade, na próxima jornada, e esperar que o Barcelona faça o mais lógico diante do Basileia no Camp Nou.

Sem comentários: