segunda-feira, 23 de março de 2009

Ultimas sobre a taça da VERGONHA

Sporting abandona Liga de Clubes

Filipe Soares Franco anunciou que o Sporting decidiu abandonar a Direcção da Liga de Clubes. Esta decisão acontece depois dos «leões» terem mostrado a sua revolta relativamente à arbitragem de Lucílio Baptista, na final da Taça da Liga.

O presidente do Conselho Directivo do Clube adiantou: "Não há condições para o Sporting poder participar na Direcção da Liga de Clubes, atendendo a que o nosso contributo foi desvalorizado. Estar ou não estar, não altera em nada a posição do Sporting. Sentimos que não devemos estar obrigados a apoiar órgãos sociais que não têm o nosso suporte e a nossa aprovação, relativa à sua conduta ao longo dos anos. Muito embora haja pessoas dos órgãos sociais bem intencionadas e que se têm esforçado para valorizar o futebol em Portugal. Recomendo, e esta é a minha recomendação, que o Sporting só volte à Direcção da Liga de Clubes quando os três maiores clubes de Portugal aceitarem entrar na Direcção."



Sporting reage às declarações de Paes António

Miguel Salema Garção não cala a indignação e diz: "As suas declarações são a machadada final neste processo podre. Temos a certeza que agiria da mesma forma no penálti a favor do Benfica, como temos a certeza que agiria da mesma forma se voltasse a ter que validar um golo com a mão marcado contra o Sporting, como o fez no golo do Paços de Ferreira em Alvalade, juntamente com o João Ferreira, logo esse!

O que mais impressiona é que o Presidente da Comissão de Arbitragem esteja calado e não ponha cobro a este triste e degradante espectáculo. Neste momento, deve haver muito poucos árbitros com condições para arbitrar, tendo em conta a, agora notória, reacção corporativa contra um clube que comete o grave pecado de não pressionar ninguém, nem pedir reuniões a uma Comissão de Arbitragem em que não acredita.

Se calhar vem aí mais uma nota exclusiva do estilo daquela que foi lida num Estrela da Amadora-Sporting. Desta vez a avisar que na área do Sporting as bolas vistas pelo auxiliar do lado contrário que tenham uma inversão na trajectória, são penálti".



23-03-2009
Jornal Sporting: Taça da Vergonha


Não perca o jornal Sporting de terça-feira, dia 24 de Março, que traz uma análise detalhada às arbitragens dos jogos do Sporting na Liga 2008/09. Para além de quatro golos, dez cartões vermelhos e oito grandes penalidades, os «leões» foram prejudicados em mais dois pontos.

Quanto ao encontro da final da Taça da Liga (Carlsberg Cup), fique a par das declarações de muitos sportinguistas. "Taça da Vergonha" é a manchete. Filipe Soares Franco não tem dúvidas: "O Sporting foi roubado, fomos nós que vencemos este jogo". Miguel Ribeiro Telles considera que "o que se passou, é grave de mais para passar impune. Sinto que a postura do Sporting, não é compatível com o futebol português". Menezes Rodrigues garante que "os árbitros têm vindo a prejudicar o Sporting de uma forma corporativa". Paulo Bento mostrou-se "revoltado com a forma como perdemos, porque era a possibilidade de alcançar o quinto troféu em seis finais. Roubaram-nos essa oportunidade". Dias Ferreira disse que "Pedro Silva tomou a atitude que deveria de ter sido tomada por todos". Rui Oliveira e Costa afirmou que "o Sporting foi espoliado. O árbitro não pode apitar o que não vê". Já Eduardo Barroso considera que "a Liga não merecia que o Sporting estivesse a participar nesta palhaçada".

O jornal Sporting mostra ainda que Lucílio Baptista não fala verdade. "Tenta de forma rudimentar, jogar com as palavras para interpretar, de modo enviesado, o célebre diálogo com o árbitro auxiliar que efectivamente acompanhava o lance e se encontrava no seu enfiamento. Essas declarações são graves de mais e exigem uma imediata posição da Comissão de Arbitragem da Liga".

Quanto a outras notícias, já está agendado o dia 5 de Junho para as eleições «leoninas». No futsal, João Matos quer "vencer os jogos que faltam" e Ernesto Ferreira da Silva fala do VIII Congresso Leonino, que arranca no próximo fim-de-semana, em Santarém.


OS ULTRÀS:


Fernando Mendes, Luís Carlos Repolho e Nuno Barbado deram voz às claques sportinguistas «Juventude Leonina», «Torcida Verde» e «Directivo Ultras XXI», mostrando desagrado por tudo o que aconteceu na final da Taça da Liga, no passado sábado, dia 21. Aqui ficam os seus depoimentos:

Fernando Mendes:
'Sporting foi descaradamente prejudicado'

Fernando Mendes, presidente da claque "Juventude Leonina", começou por dizer que "tem que se fazer qualquer coisa. Isto já começa a ser uma rotina. Aliás, o discurso de Paulo Bento diz tudo. Quando ele diz que teve medo que o Lucílio se lesionasse, não fosse entrar em campo o 4.º árbitro, acho que isto diz tudo. Como é que uma equipa pode ir para um jogo com estes pensamentos? Como é que uma equipa pode estar bem psicologicamente quando estas coisas acontecem? Concordo com Paulo Bento. Assim é muito complicado. Está tudo feito. É inadmissível. E ver o adversário a fazer a festa é ainda mais revoltante. É gente que não tem formação, não tem nada".
Fernando Mendes fez ainda questão de deixar uma palavra a Pedro Silva. "Elogio a atitude do Pedro Silva. Afinal de contas, sofrer uma injustiça daquelas (ser expulso por uma falta que não cometeu e ver o Clube que representa a ser descaradamente prejudicado) não deixa ninguém indiferente. O Sporting foi roubado e isto não pode acontecer. Isto faz perder a credibilidade, é um escândalo. Este tipo de coisas não ajuda em nada o espectáculo, muito pelo contrário, só incentiva a violência, faz mal à saúde de quem realmente ama, e não tenho dúvidas de que alguma coisa tem de ser feita. Assim não dá!"

Luís Carlos Repolho
'Uma brincadeira de mau gosto'

O presidente da claque sportinguista «Torcida Verde», Luís Carlos Repolho, começou por lembrar outros «derbies» em que o Sporting foi prejudicado pelas equipas de arbitragem. Sem querer ser fundamentalista, Luís Carlos disse que "isto já começa a ser um hábito. Há tantos episódios em que o Sporting foi prejudicado que já nem têm conta. Ainda dizem por aí que nós só queremos vitimizar-nos, que estamos sempre a falar do «sistema», mas a verdade é que os factos não mentem. Neste caso, toda a gente viu o que aconteceu. Não há palavras. Assim é muito difícil".
Luís Carlos falou também da prova. "Quando se arranja uma nova competição e se diz que esta vai ser um exemplo a seguir, depois do que aconteceu este ano, só nos resta dizer que isto é uma brincadeira de mau gosto. Nesta Taça da Liga, os casos são vários. Vejamos, por exemplo, o caso Guimarães-Belenenses. Ainda falam das novas tecnologias... Na minha opinião, era mais importante falar-se da competência dos árbitros e de quem os nomeia. Como é que são nomeados árbitros destes para estar à frente de um «derby»? Se querem que a prova seja séria, estas coisas não podem acontecer. Enfim, este é mais um episódio, mas o que fica para a história é que a Taça é do Benfica. Que vergonha!"

Nuno Barbado
'Ultrajados'

Um dos membros do Directivo Ultras XXI, Nuno Barbado, falou do que se passou no Algarve. "Defendemos que foi mais um escândalo do nosso futebol, e nenhum de nós pode ficar indiferente. Terão de se apurar os culpados e recorrer até às últimas instâncias. O Sporting merece este título, nem que para isso, se tenha de o recuperar na secretaria. Há que fazer força junto dos tribunais, para abrir um inquérito, ou queixa-crime. Deve-se ainda recorrer à UEFA e FIFA para que vejam o que se passa, há tanto tempo, no nosso futebol. Caso contrário, não vale a pena continuar, pois o sistema é forte demais e só pode ser combatido por organismos fora do nosso país. Todos aqueles que fizeram sacrifícios financeiros para ir ao Algarve, foram ultrajados. Ao energúmeno do apito, uma mensagem: «Desculpas não se pedem, evitam-se!!»"

Sem comentários: