domingo, 3 de maio de 2009

Mau demais...

O Sporting voltou a perder dois pontos frente à Académica, desta feita em Coimbra, ficando praticamente afastado do título nacional.
Paulo Bento fez quatro alterações no onze para o encontro no Municipal de Coimbra, entrando Abel para o lado direito da defesa, Tonel para o eixo (em virtude da suspensão de Polga), João Moutinho e Derlei, ambos de regresso após um jogo de castigo. Na Académica, Domingos Paciência apostou num sistema táctico idêntico ao dos «leões», alterando também quatro unidades em relação ao último encontro. Amorerinha entrou para o lugar do castigado Orlando, Pedro Costa na lateral, recuando ainda Pedrinho para o lugar de Berger, abrindo assim uma vaga para o regresso de Sougou.
O Sporting entrou determinado no jogo, tentando imprimir alguma rapidez de processos, mas cedo ficou enleado na teia montada pela equipa dos estudantes. Os «leões» começaram por dispor de uma boa situação para marcar num remate de primeira de Pereirinha, após livre de Veloso, só que a precipitação no último terço do terreno rapidamente tomou conta do conjunto verde e branco. A formação de Coimbra aproveitou para equilibrar as operações, retirando posse de bola ao Sporting com pressão alta sobre o meio campo dos «leões», deixando o adversário sempre muito longe da baliza.

Liedson ainda visou a baliza de Peskovic ao minuto 24, num dos poucos lances em que o Sporting conseguiu ganhar algum espaço, mas não mais conseguiu criar perigo até ao intervalo. Paulo Bento mexeu então na estrutura, fazendo entrar o russo Izmailov para o lugar de Adrien, derivando Veloso para trinco. Uma mexida que devolveu alguma constância ao processo ofensivo dos «leões», com Pereirinha do outro lado a aparecer também no jogo, num lance em que Peskovic tirou o golo a Liedson.
A Académica foi sempre uma equipa bem posicionada, e a jogar descompressão, apostando no erro do Sporting, tentou sempre criar problemas através da velocidade de Sougou e Lito, mas seria a entrada de Yannick a dar outra vivacidade à ala direita dos «leões».
Derlei teve a melhor ocasião do jogo, perto do quarto de hora final, forçando o guarda-redes dos estudantes a afastar o perigo para canto. Foi essa a derradeira chance para o Sporting, já que a partir daí a Académica fechou-se no seu reduto e voltou a roubar pontos ao Sporting. Num último quarto de hora em que houve mais apito e dualidade de critérios de Pedro Proença do que jogo jogado, o juiz de Lisboa ainda deixou o Sporting reduzido a dez elementos expulsando Carriço por acumulação de amarelos.

Sem comentários: