terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cultura Ultra: Laranja Mecânica

Numa Inglaterra completamente desolada no futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror. Alex (Malcolm McDowell) lidera uma dos gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, com base numa técnica de reflexos condicionados. Quando volta à sua vida em liberdade, é perseguido por aqueles que foram suas vítimas, Mr. Alexander (Patrick Magee) e sua esposa.
Trata-se de um filme clássico com uma banda sonora absolutamente fantástica que combina musica clássica com as mais diversas cenas do filme, considerado por muitos como um dos melhores filmes de culto produzidos, com realização de Stanley Kubrick, que mostra situações de ambiguidade moral e terrível violência. Adaptação do livro de Anthony Burgess, Laranja Mecânica teve quatro indicações para o Oscar em 1971 e entrou para a lista dos 100 melhores filmes do American Film Institute. Filme que valeu ameaças de morte a Stanley Kubrick.
Porque está ligado ao mundo ultra? É simples, o facto de conter ultra-violência, ou seja, trata-se de um filme bastante violento, com diversas cenas de confrontos, assim como diversas imagens que foram utilizadas pelos mais diversos Grupos pelo mundo fora, a meu ver é uma forma de «destruir» a imagem do filme, uma vez que nada tem a ver com o movimento, mas devido a todos estes e outros factores trata-se de um filme bastante ligado à cultura Ultra.

Sem comentários: