sexta-feira, 19 de março de 2010

RAÇA, ATITUDE E FALTA DE SORTE

O Sporting tudo fez para garantir o apuramento, mas o resultado de 2-2 não permitiu que os «leões» seguissem em frente na Liga Europa.
Sem Grimi e Tonel, suspensos depois das expulsões no encontro da primeira-mão dos oitavos-de-final, no Vicente Calderon, Carlos Carvalhal utilizou Pedro Silva, no lado esquerdo da defesa, com Caneira no centro a fazer dupla com Polga, enquanto Abel voltou a ser utilizado no lado direito. Quanto ao meio campo, Pedro Mendes jogou na posição mais recuada, com Pereirinha, Moutinho e Veloso a jogar à sua frente. Na linha de ataque, Carlos Carvalhal contou com Carlos Saleiro e Liedson (4x1x3x2).
Recorde-se que em Madrid os «leões» realizaram uma partida muito bem conseguida, viajando para Lisboa com o empate (0-0), mesmo actuando grande parte do tempo em inferioridade numérica.
Em Alvalade, o Atlético de Madrid conseguiu chegar ao golo aos dois minutos, aproveitando bem um erro defensivo da equipa de verde. Alvaro Dominguez centrou e Aguero marcou. O Sporting reagiu e procurou manter a tranquilidade necessária para dar a volta ao jogo. E foi exactamente aos 18 minutos que os «leões» igualaram o resultado. Como se sabe, sem marcação, Liedson raramente falha o alvo e Carlos Saleiro, muito bem, ao ver o seu companheiro bem posicionado, centrou para o «levezinho» concretizar.
Sacudida a pressão dos espanhóis com o golo de Liedson, o Sporting começou a acertar melhor as marcações, a posicionar-se melhor e, com isso, a controlar melhor a partida. Os «leões» mostravam-se mais confiantes, mas acabaram por ser surpreendidos quando aos 33 minutos Aguero, um pouco contra a maré, conseguiu colocar o resultado em 2-1 para o Atlético. O Sporting voltou a reagir, com Carlos Saleiro a rematar com perigo no minuto seguinte, mas David De Gea, em esforço, defendeu.
Acabou por ser Polga a colocar o resultado em 2-2, mesmo em cima dos 45 minutos, num lance em que Miguel Veloso cobrou um livre (depois de uma falta sobre Caneira) à entrada da área e o defesa central, de cabeça, marcou. Seguiu-se uma bola no poste, por Caneira, mas o árbitro assinalou fora-de-jogo ao futebolista do Sporting.
No reatar, Carlos Saleiro voltou a criar perigo, aos 53 minutos, obrigando David De Gea a defender em esforço. No seguimento, após pontapé de canto de João Moutinho, Pereirinha cabeceou e quase marcou. Depois foi Saleiro a marcar aos 56 minutos, mas sem efeito, uma vez que o árbitro considerou que o avançado do Sporting fez falta sobre o guarda-redes do Atlético. O Sporting voltou à carga quando, aos 58 minutos, Liedson chutou contra as malhas laterais da baliza espanhola.
Foi, sem dúvida, um Sporting muito atrevido que entrou na segunda parte, dispondo de várias oportunidades para marcar logo nos primeiros minutos do reatar. A estratégia dos «leões» era a de manter o Atlético o maior tempo possível recuado. Desta forma, mostrando uma grande vitalidade, os sportinguistas faziam pela vida, procurando chegar à vantagem no marcador.
Aos 73 minutos, o Sporting poderia ter chegado à vantagem, quando Saleiro foi carregado em falta por Tomas Ujfalusi na área do Atlético. Mesmo assim, e com tantos árbitros em campo, a justiça acabou por não ser feita, uma vez que não foi assinalada a falta (não é à toa que nunca uma equipa espanhola perdeu um jogo quando teve Knut Kircher a arbitrar). No minuto seguinte, Matias Fernandez tentou a sorte, mas não conseguiu concretizar.
2-2 no marcador não era um resultado favorável aos «leões» que mostravam uma enorme vontade em dar a volta ao cenário do jogo. Mas, o golo não aparecia para grande desconsolo dos «leões» que muito trabalhavam para alcançar o objectivo. Os espanhóis tremiam, mas o Sporting apesar das várias tentativas não conseguia encontrar o caminho certo para marcar o golo do apuramento.
O árbitro apitou e o Sporting não passou. Mas, verdade seja dita, os «leões» saíram da competição de cabeça erguida pela entrega, pela luta e pela nítida vontade de querer ir mais longe.

GRANDE ATITUDE ! OS VERDADEIROS MAIS UMA VEZ ESTIVERAM LÁ ! DUXXI NORTE SEMPRE PRESENTE!





1 comentário:

Anónimo disse...

Na próxima época, vai-se viver este ambiente a cada jogo! E quem se atrever a vir a Alvalade que venha bem protegido, nós vamos andar atrás de voces todos! O INFERNO ESTÁ DE VOLTA! O PESSOAL DE ALVALADE ESTÁ UNIDO..