sábado, 25 de junho de 2011

Leões conquistam 15 medalhas nos Jogos de Portugal


Teresa Neves bateu dois recordes nacionais, enquanto João Vaz e João Soldado alcançaram mínimos para o Europeu de síndrome de Down, nos primeiros Jogos de Portugal para atletas com deficiência, que decorreram na cidade de Coimbra.

Pela primeira vez reuniram-se atletas de todo o tipo de deficiências e diversas modalidades num só evento, transmitindo à cidade do Mondego uma dinâmica e alegria só comparável às festas da "Queima das Fitas", pois a actividade desportiva e a social estiveram sempre presentes criando momentos inesquecíveis. A natação adaptada do Sporting participou com cinco atletas (José Ribeiro, João Soldado, João Vaz, Teresa Neves e Inês Conde), sendo quatro deles da deficiência mental e um atleta da deficiência motora. Ana Carvalho e Nuno Silva não compareceram no evento, por se encontrarem em estágio de preparação com a selecção nacional do Special Olympics Portugal, que participará no Special Olympics World Summer Games Athens 2011. Estes valorosos atletas que conquistaram 15 medalhas (sete medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze) e bateram dois recordes nacionais, tiveram um desempenho fantástico, como vem sendo hábito, fruto da sua motivação e dedicação extensível a técnicos e familiares, que não se negam a esforços para alcançar os objectivos, constituindo verdadeiros exemplos e grandes lições de vida.

A atleta mais nova do Sporting, Teresa Neves (deficiência motora, classificação - S10), com apenas duas participações em provas nacionais, é já detentora de quatro recordes nacionais, sendo dois deles (400 metros livres e 100 metros mariposa) estabelecidos nesta competição. A Teresa é uma grande promessa do desporto adaptado português, pois tem apenas 13 anos de idade, esperando-se que possa vir a evoluir ainda mais e a projectar-se internacionalmente. Na deficiência mental, apesar de a equipa não estar completa, pelas razões já referidas, os que estiveram foram fantásticos, sendo de destacar João Vaz e João Soldado que obtiveram mínimos de participação no Campeonato Europeu de Síndrome de Down que decorrerá também em Coimbra, no mês de Novembro. Parabéns aos técnicos Rui Gama e Diogo Ribeiro pelo trabalho desenvolvido e pelo contributo para o crescimento da natação adaptada do Sporting.

Special Olympics World Summer Games Athens 2011

Na passada segunda-feira, dia 20 de Junho, os atletas «leoninos» Nuno Silva e Ana Carvalho e o seu treinador Rui Gama, rumaram a Atenas, na Grécia, integrados na selecção nacional do Special Olympics Portugal, que participará nos Jogos Mundiais. A comitiva é composta por 52 pessoas, sendo 36 atletas das modalidades de natação, atletismo, golfe, futebol e basquetebol. Os jogos irão decorrer entre 25 de Junho e 4 de Julho. Em competição, estarão mais de sete mil atletas de 180 países a competir em 22 modalidades diferentes. Será sem dúvida um momento alto para o desporto adaptado nacional em geral e para os nadadores do Sporting em particular.

www.sporting.pt


Sem comentários: