domingo, 20 de junho de 2010

Entrevista DUXXI a Bosko Bjelanovic

bosko1Depois da entrevista ao Capitão da Equipa de Pólo Aquático, Tiago Filipe, foi a vez de recebermos outro Capitão do Sporting, o Capitão da equipa principal de Andebol do Sporting Clube de Portugal, Bosko Bjelanovic! Queremos agradecer-te por teres aceitado o nosso convite e felicitar-te a ti e a toda a equipa de Andebol pelo troféu Europeu conquistado esta época.

Ficha Informativa

Nome:

Bosko Bjelanovic

Data de Nascimento:

21-10-1985

Naturalidade:

Knin – Antiga Jugoslávia (Actual Croácia). Nasceu Sérvio.

Altura:

1,96 m

Peso:

99 Kg

Posição:

Lateral Esquerdo

Informação adicional:

Nasceu em Knin, na antiga Jugoslávia, onde viveu até aos dez anos. Começou a jogar Andebol na escola e depois no Partizan de Belgrado mas, devido à guerra que levou ao desmembramento do seu País, Bosko veio-se refugiar em Portugal juntamente com os seus pais e irmão.

Já em Portugal ingressou na Académica de Coimbra na posição de guarda-redes, seguindo-se de ponta e só depois lateral esquerdo, a sua actual posição. Ainda jovem, transferiu-se para o FC Porto, tendo sido emprestado ao Sporting de Espinho onde cresceu como jogador e pessoa e só mais tarde regressou novamente ao FC Porto.

Após oito temporadas de ligação ao FC Porto, Bosko transferiu-se para o Sporting CP e como fruto do seu trabalho e empenho, com apenas uma temporada ao serviço do clube, conseguiu a braçadeira de capitão.

bosko2

DUXXI – Como foi para ti a mudança do rival Futebol Clube do Porto para o Sporting Clube de Portugal?

Bosko Bjelanovic – Foi uma coisa diferente porque foi a primeira vez que eu saí de casa, passando a viver sozinho sem o apoio dos pais e sempre tive a dúvida se me iria adaptar bem ou não. Na altura assinei contrato de um ano por causa dessa mesma dúvida, não sabia se eu ia gostar ou se o clube ia gostar mas felizmente tudo correu bem, adoro estar cá. A diferença entre o Porto e o Sporting não é grande, não deixam de ser dois grandes clubes, dos maiores em Portugal e sem dúvida não foi grande problema adaptar-me aqui, à realidade do Sporting.


DUXXI – Esta época começou cheia de objectivos ou nem por isso?

Bosko Bjelanovic – O Sporting, tanto este ano como o ano passado, durante estes dois anos que cá estou, entrou sempre na época a comprometer-se a ganhar todos os títulos. No ano passado não ganhámos nada, foi um mau ano. Este ano ganhámos a Taça Challenge, estamos na Final-Four da Taça de Portugal onde temos grande probabilidade de a vencer mas ficámos um bocado aquém das expectativas quando falamos do campeonato. Se tivéssemos tido um melhor desempenho no campeonato seria uma excelente época mas, mesmo assim, fizemos história este ano, ganhámos a Taça Challenge, estamos na Final-Four da Taça de Portugal e assim sendo não deixa de ser uma boa época.


DUXXI – Estando o Sporting na fase final do campeonato nas três frentes, qual foi a competição mais apetecível e mais ao vosso alcance?

Bosko Bjelanovic – Não sei qual terá sido, foram todas muito difíceis… talvez no final nos tenhamos concentrado mais na Taça Challenge visto que estávamos em muito boas condições de a ganhar e como o campeonato, nas últimas jornadas, começou a ficar um bocado para trás, então decidimos concentrar-nos para essa Taça e felizmente correu tudo bem.


DUXXI – O que mais vos motivou à conquista do troféu Europeu?

Bosko Bjelanovic – A possibilidade de fazer história. Fazer história no clube e história em Portugal pois nenhuma outra equipa Portuguesa conseguiu ganhar uma competição Europeia e nós conseguimos. Ficámos satisfeitos, muito felizes e sabemos que vocês também ficaram e, por isso mesmo, foi muito bom.


DUXXI – Com a conquista da Taça Challenge, o que irá mudar na próxima época? A fasquia irá aumentar, o que pensas disso?

Bosko Bjelanovic – Tem que aumentar, pelo menos em termos Nacionais. Estamos no Sporting, basta dizer isso e já se sabe quais são os objectivos do clube, é lutar pelo título, ganhar a Taça, Supertaça e tudo o que houver para ganhar e nas competições Europeias fazer o melhor possível.


DUXXI – Apesar de o Sporting não ter Pavilhão nesta altura, será esta uma das razões que condiciona a conquista do tão ambicionado Título Nacional?

Bosko Bjelanovic – Sem dúvida que não ajuda porque faz falta para nós e para vocês. Não é fácil para nós jogar no Casal Vistoso, que não é a nossa casa, ou em Almada, quando jogámos contra os Polacos e contra o Porto, e não é fácil para vocês andar a correr de Loures para o Casal Vistoso, do Casal Vistoso para Almada e depois ver os jogos de futebol cá. Sem dúvida que quando esse Pavilhão estiver construído vai ser mais fácil para nós todos no geral.


DUXXI – Como irá ser a Final-Four da Taça de Portugal com equipas fortes fora da corrida, como o Porto, Benfica e ABC? Será possível a conquista da Taça?

Bosko Bjelanovic – Claro que sim. É muito possível, é muito provável e temos que ver estes dois adversários que vamos defrontar na meia-final e na final, que eu tenho a certeza que nós vamos entrar nessa final, como se fossem Porto, Benfica ou ABC. Se entrarmos a desvalorizar ou a faltar ao respeito ao adversário não vamos ganhar de certeza, por isso temos que entrar com tudo como entrámos na Final da Taça Challenge, na Meia-Final da Taça Challenge, em alguns jogos do campeonato que infelizmente não foram todos e de certeza que dessa forma vamos ganhar a Taça.


DUXXI – Como é sentido por vocês a presença e o apoio do Directivo Ultras XXI nos Pavilhões?

Bosko Bjelanovic – Essencial, sem dúvida. As três claques, este ano e já no ano passado, no Playoff, foram essenciais para as vitórias em casa. No ano passado viu-se claramente no Playoff, em casa ninguém nos ganhava com o apoio das claques e sem dúvida que com eles para o ano nos jogos, infelizmente não dá para irem connosco para os jogos fora – “não é futebol” (risos) , mas nos jogos em casa, sem dúvida, somos muito fortes com o apoio das claques.

bosko3

Bosko, obrigado por teres respondido às nossas questões e mais uma vez parabéns pelo primeiro troféu Europeu, a Taça Challenge conquistada esta época. Para nós o Andebol é visto como uma das modalidades bastante importantes, não só pelas conquistas mas como também pelas prestações feitas nessa Europa fora.

Directivo Ultras XXI

Sem comentários: