segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sporting C.P. 1 Paços de Ferreira 0

O Sporting venceu o Paços de Ferreira em Alvalade, com um auto-golo de Ricardo na primeira parte, mas a exibição dos «leões», na estreia de Ricardo Sá Pinto em jogos para o campeonato, foi algo descolorida.O novo treinador dos «leões» fez apenas uma alteração no onze que empatou em Varsóvia, com o Légia, para Liga Europa. Elias regressou à titularidade, por troca com Matías Fernandez. No Paços de Ferreira, Filipe Anunciação actuou como lateral-direito, no lugar do lesionado Toni.O Sporting jogou um futebol muito apoiado na primeira parte, teve grande percentagem de posse de bola mas foi pouco veloz em progressão, e raras vezes conseguiu visar a baliza de Cássio. A primeira situação de grande perigo foi mesmo para os pacenses, com Michel isolado, a desperdiçar frente a Patrício.Aos 25 minutos, a primeira contrariedade para Sá Pinto com a saída de Onyewu por lesão, a dar lugar a Carriço no eixo defensivo. Carriço que viria a ter um papel preponderante no golo inaugural dos «leões», numa bola dividida na pequena área, que bateu em Ricardo e entrou na baliza do Paços.Até final do primeiro tempo o Sporting controlou o jogo e procurou um jogo mais interior do que pelos corredores, mas sem grande sucesso em termos ofensivos.Os «leões» voltaram para a segunda parte, denotando mais uma vez alguma lentidão nas transições e as contrariedades continuaram, com mais uma saída forçada (André Santos no lugar de Rinaudo), já depois de Sá Pinto ter colocado Pereirinha (Izmailov) em campo.A vinte minutos do fim, Wolfswinkel dispôs de soberana oportunidade para tranquilizar a equipa, mas falhou uma grande penalidade (por bola no braço de Ricardo) e deixou tudo na mesma.Com a magra vantagem no marcador, o Sporting teve de saber sofrer para garantir os três pontos, já que Michel e Melgarejo foram uma ameaça constante para a baliza «leonina». Perto do final, André Santos tentou repetir a “dose” do jogo em Varsóvia, atirando de longe mas ao lado da baliza de Cássio.Vitória justa do Sporting, numa exibição esforçada mas pouco clarividente dos «leões».

Futebol – Liga Zon Sagres – 19.ª jornada
2012-02-19
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Jorge Ferreira
Árbitros assistentes: Inácio Pereira e Nuno Manso.
4.º árbitro: Jorge Tavares.
Ao intervalo: 1-0

Sporting: (1) Rui Patrício; (47) João Pereira, (5) Onyewu (Daniel Carriço (3), 26 m), (4) Polga (cap.), (48) Insúa, (77) Elias, (21) Rinaudo (André Santos (58 m), (8) Schaars, (18) Carrillo, (10) Izmailov (Pereirinha (25), 55 m) e (9) Van Wolfswinkel.
Treinador: Sá Pinto
Suplentes não utilizados: (12) Marcelo, (6) Evaldo, (14) Matías Fernández e (33) Diego Rubio.

P. Ferreira: (1) Cássio; (96) Filipe Anunciação, (2) Ozeia, (19) Ricardo (cap.), (15) Luisinho, (10) Luiz Carlos (Alvarez (21), 86 m), (8) André Leão, (6) Vítor (Josué (7), 59 m), (81) Manuel José, (25) Melgarejo e (30) Michel (Christian (9), 73 m).
Treinador: Henrique Calisto.
Suplentes não utilizados: (45) António Filipe; (17) Nuno Santos, (18) Sassá e (28) Júlio Aguilar.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Ricardo (69 m), Ozeia (70 m), João Pereira (80 m), Luisinho (84 m) e Carrillo (90 m).
Golo: Ricardo (a.g., 36 m).

Texto: Sandro Baguinho
Foto: Pedro Cruz

Resumo do jogo (video)

Sporting C.P. faz exposição (comunicado):

A Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD deu indicações ao gabinete jurídico «leonino» para fazer uma exposição ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol sobre «um conjunto de situações» que ocorreram durante o jogo frente ao Paços de Ferreira.Pedro Sousa, diretor de comunicação da Sporting SAD, referiu que o Clube de Alvalade “não vai tolerar faltas de respeito, venham elas de onde vierem” e disse ainda que “a SAD assumirá as suas responsabilidades perante os sócios e adeptos”.

Rinaudo e Onyewu lesionados

Fito Rinaudo apresenta um traumatismo forte e direto no tornozelo operado. Foi vítima de entradas sucessivas no mesmo tornozelo. O jogador será reavaliado dia-a-dia.Quanto ao defesa central, Onyewu, sofreu uma entorse no joelho direito no encontro frente ao Paços de Ferreira, da Liga de futebol, e será avaliado pelo departamento médico do Clube, durante o dia de segunda-feira (20 de Fevereiro) para determinar a gravidade da lesão.

www.sporting.pt

Sem comentários: